Porque evoluir é PRECISO

“Com Oracle Cloud Infrastructure Dedicated Compute Classic, falhas e panes inesperadas acabaram. Reforçamos a segurança de nosso sistema e economizamos 50% do custo previsto para renovação da estrutura de servidores físicos, além de adotarmos uma solução robusta e elástica, do tamanho de nossas necessidades”.

Gerardo Cavalho, CIO, Grupo Terral

Terral na dianteira da tendência de TI, visão e parceria para a Operação com a 3DB

A Terral é uma empresa de atuação nacional fundada em 1987 no setor de construção civil. Com sede em Goiânia (GO) atualmente conta com empresas que atuam nas áreas de Shopping Centers, Construção Civil, Infraestrutura, Conservação Asfáltica, Incorporação e Energia, separadas em quatro unidades de negócio: Terral Shopping Centers, Terral Incorporadora, Terral Energia e a Convias Engenharia, presentes em 9 estados brasileiros, mais Distrito Federal.

Desde o início de nossas atividades, reconhecemos no desempenho e no potencial realizador das pessoas, a base de sustentação dos nossos negócios. Foi também com empreendorismo, persistência, trabalho e comprometimento de todos os envolvidos que o crescimento e fortalecimento da Terral foi consolidado, chegando em 2017 aos seus 30 anos de mercado.

Desafios

  • Partindo da necessidade de melhoria do parque computacional, com incremento da segurança operacional, queríamos
  • resolver questões como disponibilidade e continuidade, que representavam o maior risco para uma operação tão crucial e sensível, por se tratar de produtos de alto custo.
  • Diminuir o volume de falhas e interrupções, evitando prejuízos e insatisfações dos usuários finais e clientes
  • Redimensionar a estrutura de banco de dados para suportar a operação no período de maior demanda
  • Melhorar a performance do banco de dados
  • Expandir capacidade de armazenamento para acomodar a crescente demanda

Resultados

  • Reestruturação do ambiente de banco de dados, adequando a estrutura às melhores práticas do mercado
  • Nova política de backup implantada, mais aderente ao negócio, permitindo recuperabilidade até o momento da falha
  • Acompanhamento continuado, com intervenções especializadas antes do problema ocorrer
  • Maior satisfação dos usuários finais e clientes
  • Monitoramento continuado permitindo maior segurança operacional e garantias de continuidade.

A Execução

A 3DB foi acionada para cuidar do ambiente de banco de dados, com foco em resolver problemas de performance e monitoramento do ambiente do banco de dados. Assim iniciamos o processo de diagnóstico, ajustes e melhoramentos da estrutura existente para todo o ambiente, implantando nosso processo de gestão e acompanhamento da opração,  promovendo também um diagnóstico de todo o ambiente, identificando as possíveis causas relativas aos problemas relatados, bem como criando uma priorização das ações corretivas mais relevantes ao processo. Uma vez estabilizado o ambiente focamos na avaliação do processos operacionais e de segurança, reestruturando todos eles, onde as melhores práticas para o monitoramento de ambientes Oracle foram aplicadas e acompanhadas para validação do seu efetivo resultado até culminar com a sugestão de Jornada para Nuvem, que foi amplamente acatada por se tratar de um projeto viável tanto tecnicamente quanto financeiramente, e ao final do projeto o ambiente foi totalmente migrado, onde a 3DB apoiou todas as etapas e assumiu a pauta banco de dados interinamente, mantendo a estabilidade, performance e segurança para o negócio.

“Primeiramente avaliamos os três tipos diferentes de soluções — managed hosting, colocation, e nuvem — e decidimos que a nuvem melhor atenderia às nossas necessidades. A Oracle mostrou ter a solução de nuvem de melhor custo-benefício, pois possui os melhores recursos técnicos e o preço mais atrativo.”

Deivid, Coordenador de TI , Grupo Terral

PARCERIAS: Grupo Terral e 3DB

“Como nosso banco de dados era Oracle, já tínhamos certa experiência em trabalhar com a 3DB. A equipe da 3DB é fantástica — os técnicos têm grande conhecimento sobre os produtos Oracle e oferecem um bom serviço ao cliente”

Gerardo Cavalho, CIO, Grupo Terral