Contingência (DR)

Contingência (DR)

Uma questão comum até no meio tecnológico é confundir conceitos de Alta Disponibilidade com Continuidade, uma permite ter sua uma operação com menor risco de paradas, já a outra permite que em face de um desastre a recuperação do ambiente seja possível.

Sendo assim, haver um ambiente de backup como contingência em face de um desastre é importante para que a operação sinta de forma mais branda o impacto dessa perda, seja pela indisponibilidade, seja por problemas de logística, financeiros ou prazos.

Portanto, se faz necessário que haja uma replicação da sua base de dados, para que proporcione o menor impacto possível frente a paradas não programadas. Esse novo ambiente que comportará a replicação da base de produção não excluí do processo de continuidade uma política de backup forte e aderente, que envolva não só os dados, mas também estrutura e pessoas.

A Oracle oferece diversas opções para implementação de arquiteturas para recuperação de desastre afim de garantir a proteção dos dados. Fornece proteção e disponibilidade de dados em tempo real, eliminando os problemas inerentes de outras soluções de proteção de dados, garantindo assim uma continuidade da operação de forma mais eficiente e rápida.

Algumas das soluções para ambientes de DR são: